segunda-feira, abril 25, 2005

Eu juro que ainda me assustam as correlações e similaridades, e coincidências, e as histórias cruzadas. Daqui a algum tempo eu vou rir muito disso e esfregar na sua cara, mas por enquanto me parece uma brincadeira muito sem graça sobre hora errada e pessoa certa.

********

E quando é de noite, noite alta, mesmo, madrugada escura, você...

Ah, deixa pra lá.

********

Legal essa vinheta dos 40 anos da Globo, né?

********

Senhor, dai-me paciência... porque se me deres força, eu baixo o sarrafo!

É impossível criar filhos sem que os outros se metam. Os outros mesmo: estranhos. Nas poucas saídas que dou com Dona Helena, mais e mais pessoas tentam me convencer de que sou a pior mãe do mundo, e que sou nova demais (?) para ter uma filha e criá-la adequadamente.

- Tem que pôr uma meia nos pés dela! Eu colocava sempre nos meus filhos, mesmo no verão!
Minha senhora, neste calor senegalesco? A pobre da Helena com umas brotoejas de calor, irritada por causa desse bafo quente, e a senhora ainda quer que eu coloque meias?

- Não pode colocar sentada! Faz mal pro ossinhos!
Minha senhora, a fisioterapeuta dela a colocou sentada com três dias de vida, e ainda escarneceu de gente como a senhora, que cisma em se meter na vida do alheio. "Faz mal nada", falou a especialista, "gente velha é que tem problemas nos ossos".

(sol das 7:30) - Faz uma sombrinha pros olhos dela, olha como está claro!
E vou criar um bebê vampiro? Criança - e gente velha - precisa de luz. Dia é dia, noite é noite.

- Coloca um paninho entre você e a menina! Assim, para a pele dela não ficar encostada na sua.
Tia, ignorância tem um limite! Até as pedras da rua já sabem que criança PRECISA de contato com a pele das pessoas que a estão carregando. Isso é que desenvolve a inteligência, isso é que dá segurança emocional.

(Uma mulher coloca a Helena em cima de uma almofada alta em cima da mesa. Eu peço pra tirar.) - Eu criei uma filha e olha ela aí, inteira!
É, mas se acontece alguma coisa com a minha, a senhora pede desculpas e a SUA filha continua ali, inteira. Prevenção, minha senhora, agora tira a Helena daí de cima dessa almofada!

- Olha, tão novinha, nem deu tempo de cortar as unhas!
Estou criando uma criança de rapina, por isso eu não corto (As unhas da gremlimzinha crescem numa velocidade absurda, mesmo. Eu corto a cada cinco dias.)

Não, eu juro que ainda não fui grossa com nenhum estranho.

********

Quer dizer que se o Benê XVI morrer semana que vem, a gente vai ter que engolir mais uma maratona de reportagens sobre o Vaticano?

Nenhum comentário: