domingo, junho 30, 2002

Futebol é uma coisa gaiata... De uma hora pra outra, pessoas insuspeitíssimas passam a integrar a pátria de chuteiras, torcem, sofrem, cada gol perdido é uma punhalada no corpo, e cada balançada de rede do adversário é uma torrente de sangue que escorre das feridas abertas.

As pessoas sentem dor durante os jogos, gemem... Minha mãe, por exemplo, era uma senhora normal até 02 de junho. Era. depois disso, ela passou para um comportamento esquizóide, discute de futebol de igual pra igual com o Casagrande (q está um filé!!!), assiste a jogos estranhíssimos, como Cazaquistão vs Tuva. Sabe das características de cada time que pisou em gramados de Copas desde 1930, conhece a escalação de todos os times q disputaram as últimas 13 Copas, adotou cada jogador e adquiriu um conhecimento técnico e tático que me fazem pensar se ela não quer se candidatar ao cargo de técnica da Seleção para os próximos 4 anos.

E quando o time ganha? Uma alegria sem fim, como se fossem Dona Jura recebendo o Dalai Lama em casa para comer pastéis na novela das oito. Vamos lá: que graça tem ficar sambando por hooooras a fio depois q um jogo de futebol acaba? E pq ficar olhando para as câmera com cara de puta para o país inteiro ver? Acabou, acabou, gente, não tem que ficar forçando uma alegria que não existem!

*******

E o pior: fico imaginando que cada catraia que está na rua, perto do link da TV, está dando em cima de um carinha por quem arrastei um bonde, o Romildo. E o pior: sempre acho q ele está dando trela. E nem sei se o cara é casado, se tem namorada... Paranóia...

*******

Os rituais são a parte curiosa. Neguinho assiste aos jogos na mesma posição, com os mesmo convidados, rezando a mesma coisa, comendo os mesmos pratos, com a mesma roupa. Se o time ganha, começam o dia seguinte com um mal-disfarçado ar de triunfo no rosto, uma sensação de dever cumprido, como se tivesse participado ativamente do jogo propriamente dito. E o pior é acreditam piamente que se não cumprirem o ritual, o time perde e a culpa é exclusiva deles. Não é muito egocentrismo?

— A culpa é da empregada, que lavou a camisa da sorte que comprei na Copa de 70!
— Mas seu Policarpo, a camisa já estava indo dar a volta no trio sozinha! Mais uma Copa sem lavar e ela ia pedir água mineral no Candeal pra ficar legal!
— Astúria, vc trouxe a desgraça pra minha casa! 4 anos esperando o penta, da última vez a culpa foi do Ronaldinho. Como vou olhar pros vizinhos sabendo que a culpa foi minha??
— Seu Policarpo, a Seleção jogou com dois titulares e 9 reservas, juiz comprado, 3 jogadores expulsos, e contra o sol...
— Mas ia ganhar, Astúria, ia ganhar! A culpa é toda minha...
— Sua, não, seu Policarpo, minha! Mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa!


Minha irmã cria um quelônio, vulgo jabuti, e a empregada daqui, que não se chama Astúria, e minha mãe não assistem a uma partida se não tirarem o dito animal de dentro da caixa onde vive. E eu tenho que acompanhar isso tudo...

*******

E se o time perde? Ah, é um puta-que-pariu, seu Policarpo chora e diz que vai embora, ô, diz que vai embora. Culpa o técnico, os jogadores, o juiz, a torcida, o roupeiro e o Zé da Barraca, que botou pimenta demais no vatapá. Maldita azia!

As pessoas ficam transtornadas, deprimidas, acham que o Brasil não tem mais jeito, que a vaca vai pro brejo. Toda a economia do país fica abalada, a taxa de juros vai fazer companhia pro Space Ghost, o preço do dólar vai pra casa do cacete. E a culpa é de 22 jogadores de futebol que ganham num mês mais do que 150 milhôes de brasileiros vão ganhar numa vida toda. E vão estar quase todos se redimindo na Copa seguinte, tentando trazer a taça de novo.

*******

Na verdade, na verdade, não detesto futebol. Adoro, pra ser bem franca. Acho certíssimo que os jogadores de futebol ganhem fortunas, alguém tem que ganhar dinheiro nesta porra. Mas não acompanhei um único jogo esse ano. Ou estava morrendo de sono, ou estava na estrada. E outra coisa: não acho q Brasil deva ser confundido com Seleção Brasileira.

— O Brasil se fodeu!

Isso quer dizer, em 100% das vezes, que a Seleção Brasileira de Futebol levou a breca. O Brasil se foder, pra mim, é ter a balança comercial em déficit, é ver as taxas de juros virarem cão de estimação dos Brasinhas do Espaço, é ter um um índice de mortalidade estúpido, é continuar a ter chacinas e uma imagem para o exterior mais suja que pau de galinheiro. A Seleção Brasileira de futebol se foder é outra coisa...

*******

Todo mundo mete o pau nos jogdores que não sabem cantar o hino. Beleza! Mas...

1. Pq é que brasileiro só canta o Hino Nacional em jogos da Seleção e campanha das Diretas Já?
2. Tá legal, o Denilson não sabe a letra toda do Hino. E vc sabe?
3. Tá legal, o Denilson não sabe a letra toda do Hino. Quantos parlamentares, cujos papéis são mais importantes pros rumos do país, sabem a letra do Hino?
4. Será que o Lula sabe a letra do Hino?
5. Aquela porra é rebuscada, cheia de períodos invertidos... Será que quem sabe cantar o hino todinho sabe interpretar?
6. Eu e o Denilson somos menos brasileiros pq não sabemos a letra toda do Hino Nacional (Eu acho q ainda sei cntar e interpretar, mas...)

*******

Momento "Vendida para a Copa":

1. Alguém viu o Romário por aí?
2. PENTACAMPEÃO!!!!!!!!!!!!! PENTACAMPEÃO!!!!!!!!!!!!! PENTACAMPEÃO!!!!!!!!!!!!!


Nenhum comentário: