quinta-feira, outubro 30, 2003

Pré-soninho

Um prato com bolo, um copo de leite e o vidro de calda de chocolate para calar a boca da consciência: "Danieeeeela, minha filha, o regime!"

********

Sou urbana, sou de asfalto, de cimento... Mas quem explica essa paixão pelas coisas verdes, essa vontade de largar tudo e tomar o rumo do sertão da Bahia, para tornar produtivas áreas secas?

Construir poços artesianos no Nordeste, plantar o que der, e deixar que os meus netos (porque eu não verei isso) acompanhem a mudança climática que uma área verde promove. Árvores, plantação, isso faz chover. Aumenta a evaporação da água, que se condensam e caem. E o que era água salobra passa a ser água fresca. E assim se faz um ciclo. Irrigação, a resposta é essa!

Não sei realmente se a irrigação do solo com água ligeiramente salobra traz danos à terra. Mas não tem nada que machuque mais, nada que incomode mais do que ver as costelas aparentes de um boi de caatinga, do que ver a terra rachada. Irriga, gente, que a água evapora e cai limpinha!

E finalmente ver que o problema de fome, de desemprego, não se curam com frentes de trabalho inúteis. Se curam com trabalho no campo, se curam quando a gente investe alguma coisa em água. Hoje, se me fosse dado o direito de escolher, era isso: criar vegetais hidropônicos e sem agrotóxicos em pleno sertão!

********

Quem me conhece não acredita, né? Mas perdi o saco para baladas, eventos fúteis. Saio com os poucos amigos que me acrescentam, vou somente à dois lugares porque me sinto em casa neles, só topo música se for no Tangolomango, porque sei que tudo é selecionado com rigor. Fora isso... Poxa, não me importaria de viver num sítio, com um terrenão para fazer uma horta, ter uma piscina, ver as crianças correndo, subindo em árvore, respirando e comendo bem. Um cavalo até passar o meu medo, um homem que topasse isso tudo, minha própria criação de cenouras e brócolis... Uns pés de cupuaçu, outros de banana, jaboticaba para fazer licor e um laguinho para deitar no pier toda as tardes, jogar pipocas pros peixes e agradecer a Deus pelo tanto que recebi.

Nenhum comentário: