sexta-feira, maio 30, 2003

De um comment (ou "post chato pra caramba!")

Apenas de passagem, uma prima me indicou o site e vim conferir. Blogs são, por natureza, "umbiguistas", há quem diga que beiram o autismo. Nem tanto. Se quer saber minha opinião (não quer, obviamente; não me conhece e tá se lixando), o problema é que que acaba-se caindo no individualismo exacerbado, no sentimento adolescente de incompreensão, o comentário indiscriminado das experiências amorosas, que, afinal de contas, interessam a poucas pessoas (duas, na verdade). Auto-referência, resumindo, o mal das artes pós-modernas. Mas, como disse, é essa a essência dos diários virtuais, e não há nada que se fazer. Se se até o "Arts & Letters Daily" (www.aldaily.com), o maior site de crítica literária, colocou uma lista de links para blogs, não serei eu, um ilustre desconhecido (oxímoros e aliterações, sempre presentes), que irá julgá-la sumariamente... (todo blogueiro que se preza usa e abusa das reticências). Em suma: boa sorte e até uma próxima. Fabricio.

********

Aproveitando meu último dia de loura: é uma crítica ou um elogio, Caetano?

********

Blogs são realmente autoreferenciais, como o foram os diários de papel, os rabiscos de mesa de bar, os guardanapos com poesias abstratas. A menos que você se identifique como um voyeur digital, ou um exibicionista hi-tech, nem vale a pena se forçar a engolir as palavras autocentradas de um blogueiro.

Blogueiro é uma raça estranha, meu prezado Prezadíssimo. Quer contar mas não quer dar bandeira. Aí inventa subterfúgios, apelidos, inverte períodos, exercita a literatura quase de cordel em prol da própria satisfação. Blogueiros são carentes, admito. Ou falta carinho, ou falta amor, ou falta compreensão, ou falta tudo isso e mais um pouco. Tornar públicas as nossas reflexões egocentristas nada mais é que a tentativa de se fazer entender, já que um maior número de pessoas têm acesso aos meandros das inquietações.

Blog é um exercício de vomição. Vomição das frustrações, vomição de desejos, vomição de tudo que nos embrulha o estômago. Blog é um circo: tem marmelada? Tem sim, senhor! Blog é um armazém de secos e molhados: nas prateleiras tem frascos com sorrisos, compotas de dores, embalagens de alegria, tudo coberto com a etiqueta do dono do botequim. Entram no boteco quem quer, compra quem (não) tem juízo, vira freguês quem é esquizóide também.

Nenhum comentário: