sexta-feira, outubro 11, 2002

Eu surpreendi o sol antes de o sol raiar
Estou saltando as noites sem me refazer...

*******

Praia agora! 1ª Chamada.

*******

Minha resistência ao "visquinho" está cada dia melhor. Cinco, CINCO doses ontem à noite. E olha que eu estava exausta, sem dormir há dias. Uma cochilada, ou uma "carga rápida" só pra poder badalar. E mesmo assim resisti bravamente à overdose alcoolica de ontem.

*******

Só ele pra me tirar de casa ontem. Caracas, como eu estava cansada! Mas um telefonema me chacoalhou:

— Você VAI comigo!!! E não tem discussão!

Ai, como adoro esses homens que mandam na minha vida! Como eu estava cansada de mandar na vida dos outros, de empurrar todo mundo pra frente, de convidar e insistir pra sair. Esse de ontem e o irmão dele, por exemplo, controlam a minha vida de uma maneira deliciosa, do bem. Controlam os horários dos meus remédios, os meus horários pessoais, se comi ou não, e se comi bem... O Taurino é outro que me conduz na rédea.

*******

Há anos eu morei com 3 mineiros e um soteropolitano. Todos juntos, era uma delícia. Nesse período eu descobri que somos, mulheres e homems, somos diferentes, sim, e que não é desmérito nenhum sentir prazer em cozinhar para os homens da casa. Eu não carregava um saco de supermercado. Algumas vezes eles ficavam assistindo ao futebol pela televisão e me pediam alguma coisa pra comer. E eu tinha um prazer tão grande em ir pra cozinha...

Adorava aquela atenção masculina. Não sou da geração feminista, que acha que mulher é melhor em tudo. Somos todos bons, cada um de uma maneira diferente. Não se pode negar a superioridade física masculina, mas tb não se pode negar que mulheres têm um senso de proteção maior que o dos homens.

Se a maneira que eles tinham de cuidar de mim era carregando pacotes de compras, a minha maneira de mimá-los era cozinhando. Isso é que é legal: é você dar o que tem de melhor pro outro. A minha maneira de dar amor era indo pra cozinha e brigando com aquele fogão do demo, fazendo picadinho, purê de batatas, feijão, fazendo no domingo coisas que não estavam no nosso cardápio de todo dia. Estávamos todos longe de casa, todos comendo mal pra caramba, todos com um volume de trabalho acima da média.

*******

Cozinhar é a maior das magias. Não é simplesmente jogar um monte de coisas na panela e mexer. É pegar um punhado de comida crua e transformar num motivo para estar juntos, para rir de piadas lembradas e histórias contadas, é compartilhar. Por isso lembro com tanto carinhod aqueles dias nem tão leais assim. Comer era um ritual.

*******

Praia agora! 2ª Chamada.


Nenhum comentário: