domingo, janeiro 26, 2003

A alma levou o corpo, e o passeio foi maravilhoso.

********

Um dia inteiro só pra mim, presente inusitado que há tempos não me dava. Uma exposição de nautimodelismo, um abraço atrasado 4, 5 anos, uma boa parte do tempo ajoelhada na grama, brincando com um modelo de navio mercante no espelho d'água do 2º Distrito Naval.

Despedi dos meninos nautimodelistas, e meio sem pensar, deixei o corpo vagar pelas esquinas do vento. Eyes wide open, olhos da alma enxergando mais que os olhos do rosto, e sincronizei os cinco sentidos. Sistema perceptivo otimizado, e deitei o olhar novamente apaixonado sobre a cidade que me envolveu num abraço morno no momento exato em que desembarquei.

Temos briguinhas como qualquer casal: às vezes saio do sério, detesto alguns hábitos dele, mas quem ama tudo perdoa. Pouco tempo depois da última rusguinha, Salvador me oferece como presente de paz uma visão do mar com o Farol da Barra ao fundo, ou o único pôr-do-sol no mar que o Brasil tem.

E ontem não foi diferente. Ontem o presente não foi de paz, já que temos vivido bem nos últimos tempos. Ontem Salvador me ofereceu um presente por todos os anos de amor absoluto, de fidelidade, de lealdade, de carinho. Salvador, ontem, me mostrou de novo suas cores, seus cheiros, seus sons.

Turista da própria cidade, visitante da própria alma, caminhei com uma mochila nas costas por todo o Mercado Modelo. Percorri os corredores do mercado, andei pelos corredores da minha própria consciência. Cada dia desse casamento bem sucedido de 14 anos voltou à tona.

O cheiro do protetor solar da minha própria pele me deu de volta muitos dias de sol. Meu primeiro acarajé. Minha turma do cursinho. Volta da praia durante o carnaval, pirralha em corpo de gente grande, ouvindo cantadinhas baratas e inocentes de pirralhos tão pirralhos quanto eu. As oito horas diárias de mar que nunca me transformaram numa big rider. As horas intermináveis de patinação no prédio do Gui, os palavrões berrados na quadra de futebol em frente à minha janela.

Janelas... Janelas que se abrem para o jardim onde estão todas as boas histórias. Jardim onde estão plantadas pessoas queridas. Pessoas-flores, pessoas-cactus, pessoas-árvores. Pessoas que vieram, pessoas que foram, que continuaram, que nunca estiveram; pessoas com raízes enormes no meu jardim, pessoas que se protegem com espinhos, pessoas que estão só de passagem.

E assim fui, pessoa por pessoa, num desenho mágico. História por história num desenho lógico. Meus olhos embotados de dendê e lágrimas. Sentei pra descansar como se baiana fosse, dancei e gargalhei como se fosse a única. E tropecei no piso centenário do Mercado como se ouvisse música, e flutuei no ar denso de maresia — cheiro novo de cais velho — como o sábado que era.

E Salvador me fez feliz de novo, amante amável, gentil. 14 anos de casamento, eu peço um tempo (anosdiasmesesvidassegundosquantoquantoquanto??), e mesmo assim continua me presenteando com os cheiros que aprendi a amar; com as cores fortes que foram bordadas à minha própria pele, criando uma fazenda em flicts, vermelho, preto, verde e amarelo.

Dois portos de registro, credenciais aceitas. Agora eu tenho um outro lugar para onde voltar. Eu, amada desalmada desamante, estou voltando pros braços do meu amor primeiro, com as bençãos do meu amor de toda a vida.


********

SETE DIAS!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: