terça-feira, abril 20, 2004

Ouvindo: Crash Into Me Acapella - Dave Matthews Band

********

Durante um tempo foi difícil manter a convicção nas minhas verdades.

Aí num dia qualquer, que nasce azul como todos os outros, que tem a temperatura exatamente igual a dos outros 25 dias, num dia qualquer a gente descobre que algumas das nossas verdades ainda estão ali. Às vezes é numa conversa por telefone com alguém que é quase o reflexo da sua própria alma. Outras vezes é na própria reflexão diária, coisa que, aliás, tenho feito com afinco.

Eu vou creditar esse up às longas conversas que tenho tido com ele ao longo dos últimos sete dias. Sempre soubemos de uma coisa: o que funcionava pra mim, fuincionava pra ele. Esse é um dos mistérios da fé, e a gente não questiona. Eu só resolvi inverter: o que funcionou pra ele, funcionará pra mim. Nascia mais um dogma!

A Teoria dos 15 dias nasceu ontem, por telefone. Mal resolvi colocar em prática, e a vida já mostrava um ou outro caminho que eu não me lembrava, mas que sempre estiveram ali. Bruxa fajuta! Eu mesma abri essa trilha — sem muito esforço, a bem da verdade —, eu mesma plantei as flores que orlam o caminho onde há pedras, mas que ainda assim é belo.

É quase definitivo, agora. Tem também exatos sete dias que eu comecei a reabrir esse caminho, que recomecei a jogar sementes para que os pés de fruta cresçam e não me deixem morrer de fome caso eu resolva enveredar por essa decisão. Comecei pelas beiradas, porque não sabia o que ia encontrar no meio do matagal que deixei crescer onde antes era só um vasto gramado.

Foi doce. E amargo. E doeu saber que o definitivo está cada vez mais próximo. Doeu porque eu novamente vou usar as teorias dele: eu sabia que alguma coisa estava errada. Sabia que não era a hora. Sabia que era contra a organização cósmica. Mas eu não posso mais enfrentar tudo sozinha, de espada em punho, uma Rainha Arapusca a decapitar os infiéis que ousaram cruzar o meu caminho. Cansei de ser uma Gêngis Khan de saias. Cansei de travar as minhas guerras por ideais que só eu sabia que eram corretos.

Cada um com sua arma agora, que eu vou ali refrescar um pouco. Se eu volto pra batalha? Não sei. A única coisa que eu sei é que dentro de 15 dias, doendo mais ou menos do que dói hoje, dentro de 15 dias eu deponho armas e abandono a causa.

Se é que não antes dos 15 dias, pelo ritmo dos acontecimentos...

********

Uma lunação. Parece que foi há dois anos. E foi só há uma lunação completa.

Nenhum comentário: