quarta-feira, fevereiro 04, 2004

"Tenho por princípios nunca fechar portas
Mas como mante-las abertas
O tempo todo
Se em certos dias o vento quer
Derrubar tudo?"


Calcanhoto

********

Eu tentei. Isso mesmo, antenado Leitor Fiel, verbo no pretérito perfeito. Acabou. Não tento mais.

Devo ser a melhor ex-namorada do mundo. Sou amiga, pergunto da atual namorada, não pentelho, não faço cena, derramo uma ou duas lágrimas em público — como convém —, para só depois ir pra casa dar uma de Rebeca Buendía, de Cem Anos de Solidão.

Desfaço lentamente os nós entre o ex e eu. Dói menos para mim, dói menos para ele, e a vida continua. Sei onde vai, deixo saber onde vou, com quem e como foi. Se beijo uma nova boca, alerto a todos os nossos amigos para que não tornem público o incidente, principalmente se fui eu que terminei. Se foi ele, beijo até sem vontade e conto para as pessoas certas: ele tem que saber!

Alguns dos meus melhores amigos são meus ex-namorados, ou ex-ficantes. A relação de amor acaba, mas sobra a amizade, que no final, é ou não um outro tipo de amor? Deixo todas as portas abertas, respeito o tempo da dor do fim, respeito a distância que se faz necessária no início — ou a proximidade que o coração ainda pede —, prezo todos os sentimentos. Vou reestabelecendo os contatos vagarosamente, com cuidado, analisando o terreno metro a metro.

Não entendo, então, o porquê de algumas criaturas que já passaram pela minha vida sumirem com tamanha eficácia! Eu tento, me esmero no carinho, pergunto pela vida, e os ouvidos moucos impedem que a voz se manifeste. Sou bacana, gente, não precisa ter medo de ser visto comigo! Tomo banho todo dia, às vezes dois e até três, escovo os dentes, só falo palavrão quando o ambiente permite, consigo estabelecer uma conversa madura e séria... Não precisa ter vergonha de dizer que é meu amigo, ou ex-namorado, ou ex-ficante! Não diminui ninguém!

Eu tentei refazer os laços que um dia foram muito bem atados. Ele não quer? Mais uma das minhas facetas do respeito: vou manter a distância que ele quer. Se o amor dele por mim ainda não acabou, não posso esperar que ele se sinta feliz por me ver bem, apaixonada e com sucesso.

Nenhum comentário: