quinta-feira, abril 17, 2003

Nota Suíte

A entrevista de emprego foi adiada. De nada adiantou a belíssima calça branca com preguinhas, a linda blusa vermelha de linha, e o ar de executiva enfadada.

Mas o curriculum ficou lindo. Até eu me contratava com tantas direções, produções e contratantes importantes. Só faltou incluir o roteiro para o VT de lançamento da Ford na Bahia.

Ah, depois que eu soube que a entrevista tinha sido adiada, minha espinha quase desapareceu. Para a nova data da entrevista, é esperada uma constelação de 32 espinhas king size.

********



"Nightmermaid"

As águas de março chegaram em abril. Mar mexido, o cheiro salgado parece ter maior alcance. Nos encontra nos lugares mais inesperados, joga a isca da saudade evocada pela maresia, nos fisga pelo coração.

Misteriosamente velhas canções francesas passam a tocar baixinho, como que somente para os nossos ouvidos. E de fato o são. Só os meus ouvidos associam Jacques Brel ao amor que já se foi, Piaf e um beijo roubado num filme de guerra, Aznavour e uma noite de luz sépia, olhos castanhos e lágrimas translúcidas.

A volta desses interlúdios sempre dói. O último beijo no portão, "Se cuida", e logo depois do motor do carro silenciar curva acima, sobramos eu, o mar violento, a lua encoberta, o vento de sal.

Lua exibida, brigando com as nuvens para mostrar-se bela e inteira, mostrar-se para um mar mais interessado em cantar de encontro às pedras, canto de seduzir sereia. Lua que beija as águas, luz que faz brilhar os cristais de sal suspensos. Lua que rasga os céus, que enxota o negrume, que clareia a noite qual dia amanhecendo. Sol noturno que estimula confissões, amores, olhares e paixões. Prata que guia meus olhos por cima do mar, meu coração por cima da dor, minha alma por cima do amor.

Meu cansaço prevalece, e paro de ouvir água sobre pedra. Sereia longe de casa, na falta de coisa melhor, mergulho escadaria abaixo, para as profundezas do meu apartamento.

********

Ouvindo/Vendo

Primeiro: Jackass, com o meu amor da semana, Johnny Knoxville, Episode 3, Season 3.
Agora: La vie en rose, Jaques Brel et Edith Piaf
A próxima: Corinthians do meu coração, com Toquinho. Sou do Galo Mineiro, mas o Toquinho cantando essa música vem da minha mais tenra infância...

Nenhum comentário: