sábado, março 20, 2004

É sacanagem...

Todas as conversas importantes e decisivas que tive nas últimas duas semanas foram via Messenger!

E ainda fui acusada de não saber me comunicar via MSN. Verdade, não devo saber mesmo. Se soubesse, já tinha resolvido minha vida em três linhas.

********

Durante muitos anos eu carreguei uma culpa que nunca foi minha. A culpa pesava mais que todos os maus pensamentos do mundo, e por longos dez anos eu me puni porque achava que podia ter evitado tudo.

Eu nunca poderia ter evitado nada. Se eu tivesse entrado na história, teria morrido. De verdade. Ou estaria morta ou louca. Maltratei o meu corpo, maltratei meu espírito, me flagelei. Dez anos e em nenhum dia eu deixei de ponderar o maldito "Se...".

Nunca tive culpa de nada do que aconteceu. Nunca. Mas era muito nova para saber disso, estava sozinha demais para que alguém se desse ao trabalho de me dizer isso e repetir, repetir, repetir até fazer entra na minha cabeça.

Hoje eu não preciso mais que ninguém me diga isso. Hoje eu sei que nunca tive a menor responsabilidade sobre o que aconteceu. E vou continuar assim. Nem quero que ninguém sinta culpa pelas MINHAS decisões, nem vou assumir a culpa das decisões de ninguém. Cada um faz o que quer. Se quiser conversar, estou sempre pronta para isso. Mas eu não vou fingir que não estou magoada. Eu não vou me sentir culpada pela dor alheia. Eu não vou olhar pra trás se bater a porta.

Carregar uma vida nas costas por dez anos deformou o meu relacionamento com o mundo.

Nenhum comentário: