sábado, março 15, 2003

Wait in vain

O vento fazia o meu vestido cor-de-rosa erguer suavemente a barra. Andando pelo Aeroclube, depois de resolver na última hora que ia, sim.

O mesmo vento trouxe umas notas bem tocadas de contrabaixo. Uma voz veio logo depois. Como cheiro de comida em desenho animado, que se transforma em mão e conduz o personagem pelo nariz até o prato, deixei que aquelas notas melancólicas me levassem até a fonte.

I don't wanna wait in vain for your love
I don't wanna wait in vain for your love


"Leve-me até o seu chefe", e cheguei no ponto 15 do Festival de Rua. Mariela, Gil e Ângelo Santiago, três irmãos, esse último meu amigo desde tempos outros.

From the very first time I blessed my eyes on you
My heart says, "Follow through."


Sorriso rápido pro Ângelo, que travava um diálogo com o contrabaixo. Beijo na Regina, beijo ba filha dela, apresentada à netinha dela. Cabeça longe, braços arrepiados. "É o vento".

But I know now that I'm way down on your line
But the waiting feel is fine
So don't treat me like a puppet on a string
'Cause I know how to do my thing


Fico em pé, cruzo os braços: proteção contra a avalanche emocional que eu sei que vem. Mariela é dona da voz mais poderosa e doce que a Bahia tem. Ela transformou a espera em vão num poema aveludado. Marley deve estar orgulhoso dessa seguidora, que usa dread locks tão mais bonitos que os dele. Ela honra a letra da música com a voz que tem, com a carga de sentimento que imprime.

Don't talk to me as if you think I'm dumb
I wanna know when you're gonna come


Meus olhos vagueiam pela multidão que pára pra ver/ouvir/sentir a pungência da Mariela, do Ângelo, do Gil, do Marley. Vejo como cada um responde ao doce lamento resignado de alguém que não quer esperar em vão por um amor. Nenhum de nós quer. Ver os outros faz com que eu ignore a minha própria reação.

See, I don't wanna wait in vain for your love
I don't wanna wait in vain for your love
I don't wanna wait in vain for your love
'Cause it's summer is here
I'm still waiting there
Winter is here and I'm still waiting there


Os rostos anônimos se reúnem em torno de três irmãos, dois intrumentos musicais, uma canção de amor. O lugar faz as vezes de palco, mas é uma fonte luminosa. Final do verão, e todos nós, de um jeito ou de outro, continuamos na busca infrutífera. Na espera inglória. Não fosse assim, não estaríamos todos parados em frente a um bica seca para professar a mesma fé. Se não estívessemos eternamente esperando em vão, a música seria mais uma, e vamos em frente que a Banda de Boca está no ponto 6.

Like I said,
It's been three years since I'm knocking on your door
And I still can knock some more
Is it feasible, I wanna know now
For I to knock some more?


Entregue a mim mesma, agora, deixo que Mariela me conduza por mares tão conhecidos. Sua voz alisa o mar escarpado por onde singra o meu barquinho. Boa companhia essa voz, que sossega o meu coração, me alenta, me acalenta, me acalma, me tranquiliza. O coração se dobra ante as notas tristonhas do contrabaixo, numa mesura exagerada porém respeitosa. "Me rendo: I´m your slave! Take care of me!". E tenho certeza de que fiquei mais leve, sem a responsabilidade de fazer feliz esse coração, agora numa entrega evidente àquela clave de sol que passou voando em direção a ele.

Ya see, in life I know there's lots of grief
But your love is my relief
Tears in my eyes burn
Tears in my eyes burn while I'm waiting
While I'm waiting for my turn.


E o vento seca os olhos e algumas lágrimas, que subiram até a "sacada" para espiar o espetáculo. There's no world outside me. O mar bate por dentro de mim, ecoa por entre as falésias emocionais que ergui para defender a minha ilha. Um barco sem porto, sem rumo, sem vela, a alma pede um descanso. Quer que a voz da Mariela continue por todo o infinito, para que o mar continue doce como agora.

See, I don't wanna wait in vain for your love
I don't wanna wait in vain for your love
I don't wanna wait in vain for your love
I don't wanna wait in vain for your love
I don't wanna wait in vain for your love
Oh, I don't wanna, I don't wanna
I don't wanna, I don't wanna
No, I don't wanna, I don't wanna
I don't wanna, I don't wanna
I don't wanna wait in vain.


Ninguém quer. Mas o querer não é maior que o fazer. Todos nós esperamos. Todos nós alimentamos esperanças vãs. Todos nós, adultos que somos, acionamos o acreditar pueril quando se trata de sentir. Nação de imaturos, todos nós. E seguimos... Wait in vain for you love....

It's your love that I'm waiting on
It's my love that you're running from.


Meus pés me levam para longe dali. Não quero nem saber qual seria a próxima música. Vou acalmar o coração num outro espetáculo...

********

Adrian Bandiralli e suas marionetes... Ai, meu Deus, troquei seis por meia dúzia!

Nenhum comentário: